quarta-feira, 9 de março de 2016

Como escolher uma maca Fisioterapia Quiropraxia Osteopatia



COMO ESCOLHER UMA MACA
6 Segredos para escolher sua Ferramneta de Trabalho!





Considerando que muitos profissionais passam cerca de 1/3 ou mais do dia em seus consultórios atendendo pacientes em suas macas, então nada mais justo do que escolher uma ferramenta de trabalho de qualidade a qual, possa otimizar seus trabalhos e protegê-los contras possíveis dores no corpo e coluna garantindo uma melhor qualidade de vida.


A maca é peça importantíssima no consultório, onde o paciente se posicionará e o profissional aplicara todos os seus conhecimentos e técnicas. Independente das funções e quantidade de recursos que uma maca pode apresentar, algumas características são importantes a serem avaliadas antes da compra. Um dos primeiros cuidados é sempre procurar uma empresa idônea na qual você conheça e confie, tendo a certeza que toda transação será efetuada com segurança e compromisso de entrega do produto desejado. Também neste item, se aplica a assistência técnica caso necessária e disponibilidade de peças de reposição evitando assim, que tenha seu equipamento parado.

1) A escolha por macas com regulagem de altura hoje é uma tendência pois, possibilita o profissional trabalhar com uma postura ergonomicamente correta de modo que, sua coluna fique sempre alinhada durante os procedimentos e técnicas aplicadas. Outra vantagem é poder regular a altura para que pacientes debilitados possam ter fácil acesso à maca, eliminando a necessidade de escadinhas as quais, trazem perigo de quedas e desconfortos nos pacientes com dores mais agudas.


2) A qualidade dos materiais utilizados na maca também refletem nos desgastes, manutenções e vida útil das peças. Procure macas que são compostas por peças de aço inox para evitar que enferrujem, pintura eletrostática que proporcionam maior resistência a riscos e danos aparentes, certifique-se se o produto possui tecido com certificado de biocompatibilidade evitando assim, que os pacientes sofram qualquer tipo de alergia através do contato com os mesmos. Manípulos e alavancas em baquelite oferecem maior qualidade de acabamento (rebarbas) e isolam eletricamente contra possíveis choques que possam ocorrer.


3) Um fator muito importante é referente à estabilidade da maca. Uma maca  estável deve possibilitar que o profissional realize suas técnicas sem que a mesma balance e o paciente se sinta inseguro durante o tratamento. Para isto, é fundamental o equipamento possuir pés niveladores, os quais,  se adaptam e podem ser regulados conforme o piso irregular.


4) Estofamentos para os rostos: procure escolher os modelos que oferecem em formado de fenda pois, possibilita atender pacientes de diversas estaturas posicionando-os sempre no melhor ponto de trabalho.


5) De preferência para macas que possuam rodízios para transporte, isto facilita no caso de mudança de salas e limpeza no local de trabalho.



6) Assegure-se e exija que o produto a ser comprado possua Certificação do INMETRO e regulamentação de Registro junto à ANVISA. Esses dois pontos são muito importantes pois, garantem legalidade e segurança ao comprador. Um equipamento que não seja certificado pelo INMETRO pode não estar dentro das normas de funcionamento exigidas no país, além de estar ilegalmente em uso.Macas que não possuem Registro na ANVISA, não podem ser comercializadas legalmente, correndo o risco de serem lacradas pela vigilância sanitária.


Com essas dicas, agora é só pensar no equipamento quer você precisa para equipar sua clínica e otimizar seus atendimentos com maior segurança e conforto.

Escrito por: Leandro M. Andrade